•  (11) 3224-0037

FOLLOW US ON

Quinoa, cujo nome científico é Chenopodium quinoa Wild” é também conhecido como o grão de ouro dos Andes, por seu alto valor nutritivo e tem sido consumido desde 7.000 anos atrás na região andina da América Latina.

Todo mundo fala sobre a quinoa, ela está começando a ser vista no consumo diário de muitos domicílios, e até a FAO considerou o ano de 2013 como o Ano Internacional da Quinoa, já que é o único alimento de origem vegetal que tem todo o aminoácidos essenciais, oligoelementos e vitaminas, bem como a capacidade de se adaptar a diferentes ambientes ecológicos e climas, suportando condições e climas opostos, o que o torna um aliado na luta contra a fome.

A palavra quinoa ou quinoa vem da língua quíchua e significa “grão mãe”, porque no tempo dos Incas este grão era considerado um alimento sagrado e era usado para fins medicinais. Embora tecnicamente uma semente, é um pseudocereal que é consumido como outros cereais, como milho, arroz e trigo. e uma de suas qualidades excepcionais é que é uma planta que se adapta a diferentes condições climáticas e geográficas, mais de 80% da produção mundial de quinoa está concentrada na Bolívia, Peru e Equador, é um dos principais ingredientes da comida peruana

Quinoa  benefícios

Quinoa ou quinoa está se tornando um dos alimentos mais representativos de hoje, um alimento que antes era difícil de encontrar e agora vemos em nossos supermercados habituais ao lado de outros cereais comuns, como o arroz.

Mas por que é tão popular …?

Sem dúvida que tem uma fama merecida, por causa da quinoa nos atreveria a dizer que não é apenas um superalimento,  é um dos alimentos mais completos que existem, e É difícil encontrar um defeito.

Ideal para crianças, gestantes, atletas, diabéticos, pessoas com depressão, com colesterol, com constipação, para quem quer perder peso.

 

Quinoa como fazer

Cozinha tradicional:  Para fazer quinoa cozida, adicione duas partes de água para cada parte da quinoa em uma panela. Quando começar a ferver, coloque a quinoa, cubra a panela e abaixe o fogo para médio-baixo, deixando-o por 15-20 minutos. Como saber se a quinoa está cozida? Você verá que quando estiver cozida, uma espécie de rabo branco sai e a quinoa fica semitransparente. Atenção, é importante que você não cozinhe muito, porque não vai ficar bem. Depois de cozido, agitamos os grãos para separá-los e, se houver líquido, drená-lo. Deixe descansar por alguns minutos.

 

 

 

 

Quinoa receitas

 Quinoa está se tornando popular em todo o mundo, e como resultado, muitas receitas surgiram que vão além da salada de quinoa clássica. Um exemplo disso é o International Cookbook publicado pela FAO, onde muitas receitas com quinoa são coletadas, variando de entradas a pratos principais, terminando com deliciosas sobremesas feitas com quinoa. Se você quiser baixar o livro de receitas, pode fazê-lo aqui.

 

 

 

 

 

Salada de Quinoa

Ingredientes

  • 2 xícaras de alface picada
  • 1 xícara de grão de bico cozido
  • 1 xícara de pepino descascado e picado
  • 2 xícaras de quinoa cozida
  • 1/2 xícara de pistache torrado
  • 1/4 xícara de cebola picadinha
  • 2 tangerinas
  • 1 laranja
  • 2 colheres de sopa de óleo de oliva extra-virgem
  • 1/2 colher de chá de sal

Preparação da salada de quinoa, coloque a alface, o grão de bico, o pepino, a quinoa, o pistache e a cebola numa saladeira e misture-os. Descasque e separe os mandarins em segmentos e coloque-os em cima da salada. Usando um ralador, rale toda a pele da laranja em uma tigela pequena (recomendamos nestes casos usar laranjas orgânicas que não amargam tanto). Corte a laranja ao meio e esprema o suco. Adicione o suco à casca de laranja. Adicione e óleo de oliva e o sal e bata vigorosamente. Despeje o molho de suco sobre a salada e misture bem antes de servir.

 

 

 

Quinoa calorías,  Quinoa tabela nutricional

 A quinoa possui os oito aminoácidos essenciais para o ser humano, o que o transforma em um alimento muito completo e de fácil digestão. Entre elas, a lisina, importante para o desenvolvimento do cérebro, e a arginina e a histidina, fundamentais para o desenvolvimento humano na infância. Além disso, a quinoa possui um equilíbrio excepcional de proteínas, fibras, gorduras insaturadas e minerais:

  • Proteínas: cerca de 16%, muito mais do que qualquer cereal e muito próximo da percentagem sugerida pela FAO para a nutrição humana.
  • Gorduras: de 4 a 9%, das quais metade contém ácido linoleico, essencial para a dieta humana.
  • Carboidratos: fundamentalmente amido, mas com a vantagem de não conter glúten como a maioria dos cereais, por isso pode ser consumido por celíacos.

 A quinoa também é rica em minerais como ferro, cálcio e fósforo e em vitaminas.

Em comparação com outros vegetais, especialmente os cereais principais, destaca-se sobretudo pela sua qualidade protéica, uma vez que contém aproximadamente 8 gramas de proteína total por xícara de quinoa cozida. E o que torna essa semente tão especial? Que, embora a maioria dos cereais e legumes não possua um ou mais dos aminoácidos essenciais para ser considerada uma fonte completa de proteína, a quinoa contém um equilíbrio perfeito entre os oito.

É também uma fonte de fibra dietética (importante para uma boa digestão e para evitar a prisão de ventre) e gorduras polinsaturadas com um elevado teor de vitamina E.

Quinoa também é conhecida como uma boa fonte de ferro, magnésio e zinco. Por exemplo, uma xícara de quinoa cozida contém aproximadamente 2,76 mg de ferro. Também é rico em riboflavina e ácido fólico.

Como você verá, o currículo da quinoa é impressionante…

No nosso restaurante quinoa sabores peruanos, você encontrará um menu variado de pratos feitos com quinoa, além de alguns dos pães sanduiwch feitos com farinha de quinoa, nosso cardápio tem uma variedade de pratos orgânicos e vegetarianos.

Precisa de ajuda? Fale conosco